KUMÃ-UFF-Brazil

Image and Sound Research and Experimentation Laboratory

This event has passed.
Links to recent public talks

Arica doc
https://aricadoc.cl/

Casa de la Literatura Peruana
https://www.youtube.com/watch?v=L_a1OSFH91Y&t=1382s&ab_channel=CasadelaLiteraturaPeruana

Dispositivo, Grupo e Criação audiovisual
https://open.spotify.com/episode/7qA5uvazmk9LEmULdvFCws?si=elqUPgzST4aBo-4gxdUUiw&dl_branch=1

 

Projeto de Formação de professores patrocinado pela Agência Brasileira de Cooperação e pelo Governo do Uruguai.

2019/2021

Coordenação UFF: Elianne Ivo
Participação: Douglas Resende, Viviane Cid, Cezar Migliorin

O filme dirigido e produzido por Isaac Pipano e Cezar Migliorin, apresenta um panorama dos pensamentos sobre a questão no Brasil composto por imagens de ocupações nas escolas, discursos institucionais e jornalísticos. “Há uma evidente inquietação com as formas como a educação pode apenas reproduzir o mundo que temos hoje. A educação é um mapa de uma disputa por corpos, verbas e formas de vida que acontece em torno da educação no Brasil”, contam os produtores.

Fonte:  Site da Unisul, uma das universidades em que o filme foi exibido e debatido.

Cinema e Processos Subjetivos

Trata-se nesse projeto de investigar, em forte relação transdisciplinar e com trabalho de campo, as relações que o fazer-cinema, em ambientes não profissionais, ensejam com os processos subjetivos. Nos dedicamos ao trabalho entre o cinema, educação e clínica, atuando com jovens e professores e pesquisando relações de cuidado que se realizam dentro de grupos de trabalho e entre os sujeitos e o mundo. Não se trata aqui de ler a clínica com o cinema nem vice-versa, mas, fazer uma aproximação em que os limites mesmo de um e outro sejam esgarçados. A pesquisa é um desdobramento de nossos trabalhos anteriores ligados à pedagogia do dispositivo, trabalhada em diversos projetos de cinema e educação, entre eles o Inventar com a Diferença, na UFF, desde 2013 e, nossas pesquisas com o cinema documentário. Atravessado por questões ligadas aos processos subjetivos contemporâneos, com influência das pesquisas próximas a autores como Gilles Deleuze, Félix Guattari, Peter Pal Pelbart, Suely Rolnik, Eduardo Passos, Virgínia Katrup e Fernand Deligny, experimentamos com a possibilidade do cinema atuar entre a clínica e a invenção.

Palavras chave: Processos subjetivos, educação, clínica.

Cezar Migliorin, 

Skip to content