KUMÃ - UFF

Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Imagem e Som

Desde 2011 realizamos projetos e pesquisas ligadas ao cinema e suas relações com a educação, clínica e direitos humanos.

Coordenação
Cezar Migliorin
Douglas Resende

Contato –  labkuma.gcv@id.uff.br

Inventar com a Diferença

Projeto criado em 2014.
Atuou em centenas de escolas pelo país e desenvolveu metodologias para o trabalho do cinema em escolas.

Teve o patrocínio de Petrobrás, BNDES e Conanda, entre outros.

 

Links para comunicações públicas recentes

Arica doc
https://aricadoc.cl/

Casa de la Literatura Peruana
https://www.youtube.com/watch?v=L_a1OSFH91Y&t=1382s&ab_channel=CasadelaLiteraturaPeruana

Dispositivo, Grupo e Criação audiovisual
https://open.spotify.com/episode/7qA5uvazmk9LEmULdvFCws?si=elqUPgzST4aBo-4gxdUUiw&dl_branch=1

 

Grupo, processos subjetivos e criação.

Quinzenal quinta-feira, 16:30

Cinema de Grupo

Grupos de criação com imagens e som.

 

Grupos ativos

Segunda  – 16h

Terça -16h

Terça – 18h

Quarta – 17:30

Sexta – 14h

 

Coordenadores de Grupo

Nivea Strelow
Iasha
Jefferson

Tatiana del Gadelha é educadora audiovisual. Se formou na UFF em Cinema e Audiovisual – Licenciatura. Atualmente, é mestranda da UFRJ em Artes Visuais – e pesquisa os enlaces entre imagem, cartografia e educação.

Teresa Assis Brasil

Cintya Ferreira – Residente de Tribobó – São Gonçalo, graduada e atualmente licencianda em Cinema e Audiovisual pela UFF. Trabalhou na área de preservação no LUPA e na Cinemateca do MAM e possui interesse nas ligações entre cinema, educação e território.

Maria Clara
Viviane Cid – Doutoranda no – PPGCine/UFF, pesquisadora no Kumã – UFF. Mestre em Sociologia e Antropologia pelo PPGSA-UFRJ, onde foi pesquisadora do Núcleo de Experimentações em Etnografia e Imagem (NEXTimagem – UFRJ). Graduada em bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais (IFCS-UFRJ). Professora de Sociologia (Seeduc-RJ) e Orientadora Educacional (SME- Maricá/RJ).

Mariana de Lima – Graduanda em cinema pela UFF, estuda expressões de imagem e som na estrada entre a Cidade de Goiás e a cidade de Niterói. Integra a Associação Mulheres Coralinas. Experimenta o exercício de crítica na redação da Revista Cinética. 

Daniela Siqueira
Douglas Resende

Luiz de Vasconcellos Ferreira Sobrinho
Graduado e licenciado em Geografia (PUC-SP – 1988), Mestre em Geografia (UFSC – 2012) e doutorando em Geografia (UFSC). Professor efetivo da Prefeitura Municipal de Florianópolis desde 1998. Coordenador do Núcleo de Cinema MTC na E. B. Maria Tomázia Coelho em Florianópolis desde 2013

Cezar Migliorin

Pedagogia do Dispositivo

Cadernos do Inventar
https://www.academia.edu/30703627/Cadernos_do_Inventar_com_Diferen%C3%A7a

Pedagogia do Dispositivo  – Fórum Nicarágua em Cinema-Educação: políticas e poéticas – 2021
https://www.socine.org/publicacoes/livros/

Experimentar o Cinema

Material de apoia para trabalho com cinema em escolas.
Patrocínio FAPERJ

Com, Othon Bastos, Simone Spoladori, Chico Dias, Bianca Byington, Michel Melamed, entre outros.

Saneamento Básico, o filme https://vimeo.com/203728122

O palhaço https://vimeo.com/203110190

Corumbiara https://vimeo.com/171006380

Peixe Pequeno https://vimeo.com/171005387

 

Publicações Recentes

MIGLIORIN, C. Inevitavelmente cinema: educação, política e mafuá. Azougue Editorial, 2015.

MIGLIORIN, C.; PIPANO, I. Cinema de Brincar. 1. ed. Belo Horizonte: Relicário, 2019.

MIGLIORIN, C.. Cinema e clínica: notas com uma prática. Metamorfose: Arte, Ciência e  Tecnologia, v. 4, p. 30-46, 2020

Publicações estrangeiras

MIGLIORIN, C. Pedagogía del Lío: cine, educación y política. 1. ed. Santiago: Cuarto Propio, 2018.

PIPANO, Isaac ; MIGLIORIN, C. .Camérer un point de voir: la pédagogie des imagens dans Boa Água. In: Perrine Boutin; Paul Lefur. (Org.). Didactiques des images: récits d?expériences pédagogiques à et par l’image. 1ed.Paris: L’Harmattan, 2020

MIGLIORIN, C.; PIPANO, I. Cine, igualdad y escuela: la experiencia de Inventar con la diferencia. Toma Uno, v. 1, p. 199-207, 2014.

Cinema de Grupo: notas de uma prática entre educação e cuidado.  –https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/546.

Pedagogia do Dispositivo: pistas para criação com imagens – em https://www.socine.org/wp-content/uploads/2021/05/Cinema-Educac%CC%A7a%CC%83o-poli%CC%81ticas-e-poe%CC%81ticas-final-4.pdf

 

 

Publicações:

A pedagogia do dispositivo: pistas para criação com imagens.

Cinema de Grupo, Notas de uma prática entre educação e cuidado.
https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/546

Projeto de Formação de professores patrocinado pela Agência Brasileira de Cooperação e pelo Governo do Uruguai.

2019/2021

Coordenação UFF: Elianne Ivo

Participação: Douglas Resende, Viviane Cid, Cezar Migliorin

O filme dirigido e produzido por Isaac Pipano e Cezar Migliorin, apresenta um panorama dos pensamentos sobre a questão no Brasil composto por imagens de ocupações nas escolas, discursos institucionais e jornalísticos. “Há uma evidente inquietação com as formas como a educação pode apenas reproduzir o mundo que temos hoje. A educação é um mapa de uma disputa por corpos, verbas e formas de vida que acontece em torno da educação no Brasil”, contam os produtores. – Fonte:  Site da Unisul

Link filme: https://vimeo.com/241057947

 

Cinema e clínica

O Kumã desenvolve um trabalho de grupos de Cinema que são atravessados pela dimensão clínica e de práticas de cuidado.

O artigo abaixo é parte dessa pesquisa.

Cinema e clínica: notas com uma prática

O artigo é mobilizado pela experiência da prática com a produção de imagens em grupos de trabalho não-profissionais. Investigamos as possibilidades dessas experiências participarem de processos subjetivos – necessariamente individuais e de grupo. Para tal, percorremos duas linhas de investigação. A primeira está ligada às potências da imagem como instauradoras de experimentações consigo e com o mundo. A segunda, ligada aos próprios processos subjetivos em seus aspectos maquínicos. A aproximação entre essas duas linhas nos permite pensar o cinema e suas implicações com relações de cuidado e suas possibilidades clínicas.

https://portalseer.ufba.br/index.php/metamorfose/article/view/34130

Cinema e Processos Subjetivos

Trata-se nesse projeto de investigar, em forte relação transdisciplinar e com trabalho de campo, as relações que o fazer-cinema, em ambientes não profissionais, ensejam com os processos subjetivos. Nos dedicamos ao trabalho entre o cinema, educação e clínica, atuando com jovens e professores e pesquisando relações de cuidado que se realizam dentro de grupos de trabalho e entre os sujeitos e o mundo. Não se trata aqui de ler a clínica com o cinema nem vice-versa, mas, fazer uma aproximação em que os limites mesmo de um e outro sejam esgarçados. A pesquisa é um desdobramento de nossos trabalhos anteriores ligados à pedagogia do dispositivo, trabalhada em diversos projetos de cinema e educação, entre eles o Inventar com a Diferença, na UFF, desde 2013 e, nossas pesquisas com o cinema documentário. Atravessado por questões ligadas aos processos subjetivos contemporâneos, com influência das pesquisas próximas a autores como Gilles Deleuze, Félix Guattari, Peter Pal Pelbart, Suely Rolnik, Eduardo Passos, Virgínia Katrup e Fernand Deligny, experimentamos com a possibilidade do cinema atuar entre a clínica e a invenção.

Palavras chave: Processos subjetivos, educação, clínica.

Cezar Migliorin, 

Skip to content